Logo Itália Viagens

Algumas joias da Toscana

Impossível pensar em Toscana e não pensar em Florença, sua capital, uma das cidades italianas mais visitadas e desejo de destino de muitas pessoas.

Porém, muitos se esquecem que essa região italiana tem muito mais joias a oferecer além de sua capital. Basicamente qualquer cidadezinha é de uma riqueza ímpar, seja pelos monumentos, seja pela gastronomia.

Vale a pena alugar um carro e seguir sem rumo. No post de hoje, eu apresento cinco cidades que são algumas das tantas joias presentes na região da Toscana.

Volterra, Toscana

Volterra

Essa linda cidade medieval possui um belíssimo centro histórico de origem etrusca, onde é possível observar alguns monumentos dessa época praticamente intactos. A cidade é pequena, mas oferece inúmeras igrejas, monastérios e oratórios para visitar, além de um teatro romano, alguns prédios históricos e arquitetura militar, como sua muralha e uma fortaleza. Como diriam os italianos, un gioiello!

Montalcino, Toscana

Montalcino

Os amantes do vinho não podem perder essa cidade, onde o vinho Brunello é fabricado. Novamente aqui, temos uma cidade que já era habitada na época etrusca. Existem muitos monumentos religiosos nessa cidade também, entre elas a Catedral de Montalcino, e essa é outra cidade murada. No entanto, seu monumento mais famoso provavelmente é a fortaleza, com sua arquitetura incrível.

Siena, Toscana

Siena

Essa cidade talvez seja mais conhecida por turistas, mas ainda assim é bem menos visitada por eles que Florença. Seu centro histórico é patrimônio da UNESCO. Uma cidade bem medieval, famosa por sua Catedral em estilo gótico e pela corrida de cavalo que acontece duas vezes por ano, o Palio. Uma cidade riquíssima culturalmente e cheia de monumentos históricos, que fica a pouquíssimos quilômetros de Florença.

San Gimignano, Toscana

San Gimignano

Mencionar Siena e não falar de San Gimignano, que fica praticamente do lado, é impossível. Uma cidade tão pequena que é possível percorrê-la de ponta a ponta em um dia. Ela também é toda murada, o que permitiu que seu centro histórico fosse totalmente preservado. Mas o que mais chama atenção nela são suas torres, chamadas de casa-torre porque funcionavam como casas mesmo. Impossível não se apaixonar por ela e pela vista dos vinhedos toscanos que ela oferece.

Pienza, Toscana

Pienza

Uma cidade que poucos ouvem falar, mas cujo centro histórico também é patrimônio da UNESCO, tamanha sua importância histórica, cultural e arquitetônica. Da região da Val d’Orcia na Toscana, seu centro é o de maior relevância. Novamente, como cenário, temos diversas igrejas, capelas, monastérios e lugares sacros. Alguns prédios também se encontram em ótimo estado de conservação. Chamam atenção também os monumentos militares: a muralha, as torres e os três castelos que se encontram na cidade.


E eu espero de coração que você reveja seu planejamento na região da Toscana após ler esse post. Florença é, obviamente, uma cidade incrível e apaixonante, mas permita-se ver outros cenários tão interessantes, belos e ricos quanto a capital da Toscana ;)

Isabela
Sobre o autor
Isabela, uma paulistana simplesmente apaixonada por - quase - todas as coisas que envolvem esse simpático país em forma de bota, a Itália, sem porquês, vírgulas ou ponto final. Ela é autora do blog sobre a Itália, Una lucciola.