Logo Itália Viagens

A Páscoa na Itália

Comment are off

A Páscoa é celebrada de diversas formas ao longo de todo país, mas basicamente cada região tem sua forma de comemorar a data. Alguns focam na Via Crucis, outros nos ovos, outros na pomba e assim por diante.

0033_001

Corsa dell’Angelo em Ischia

Em Ischia, existe uma celebração muito antiga, do século XVII que se chama Corsa dell’Angelo, que reproduz o momento do encontro entre Maria e Jesus após a ressurreição. Procissões do mesmo século acontecem em Bari, na Puglia, onde acontece a explosão de um fantoche de uma senhora velha vestida de negro. Ela simboliza a morte e sua explosão, a vitória da vida.

Madonna Che Scappa

Madonna Che Scappa em Sulmona

Os fogos de artifício tomam conta das ruas na cidade de Sulmona em Abruzzo para o ritual medieval chamado Madonna Che Scappa. Já dança e cantos populares em albanês do século XVIII acontecem na sexta-feira Santa em Spezzano Albanese, Calábria.

Processione dei Misteri

Processione dei Misteri em Trapani

O desfile de Trapani também é bastante famoso, onde os fiéis estão vestidos com túnicas longas e com os pés descalços. A tradição é de 1756 e é conhecida como La Processione dei Misteri. Um desfile semelhante acontece em Taranto, Puglia.

Scoppio del Carro

Scoppio del Carro em Florença

A pomba é protagonista da festa em Florença, com o famoso Scoppio del Carro, a explosão do carro. Dizem que se a explosão for perfeita, será um ano positivo para Firenze. Por fim, temos Roma que além de uma Via Crucis interessante, tem a famosa Missa Santa no domingo de Páscoa que acontece na praça San Pietro no Vaticano.


O post completo foi publicado originalmente no Una lucciola (clique aqui para lê-lo). Boa Páscoa a todos!

Isabela
Sobre o autor
Isabela, uma paulistana simplesmente apaixonada por - quase - todas as coisas que envolvem esse simpático país em forma de bota, a Itália, sem porquês, vírgulas ou ponto final. Ela é autora do blog sobre a Itália, Una lucciola.